Descubra tudo sobre o Cara-de-Barro em Comando das Criaturas e os rumores sobre sua participação em The Batman – Parte II e um possível filme solo no DCU de James Gunn!
Mais um episódio de Comando das Criaturas trouxe à tona outro elemento clássico da rica mitologia da DC Comics, agora no universo liderado por James Gunn. Após introduzir personagens como os Homens Metálicos e o icônico Gorila Grodd, a série animada mergulha no universo do Batman e apresenta o vilão Cara-de-Barro.
O vilão, que nos quadrinhos era um ator que adquiriu habilidades de transmutação, faz sua entrada quando Rick Flag (Frank Grillo) e Eric Frankenstein (David Harbour) investigam uma professora universitária especialista em Temiscira. Essa especialista foi quem convenceu Amanda Waller (Viola Davis) a acreditar na feiticeira Circe (Anya Charlota) e enviou as criaturas para uma missão perigosa no Pokolistão: eliminar a princesa Ilana Rostovic (Maria Bakalova).
Desconfiado de Circe, Rick Flag começa a suspeitar ainda mais ao encontrar a verdadeira professora morta em sua própria casa. Logo em seguida, uma impostora aparece, age de forma estranha ao se sentar para jogar videogame (com uma bizarra propaganda do Xbox incluída) e revela sua verdadeira identidade como Cara-de-Barro. Rick e Eric enfrentam o vilão em uma batalha intensa, mas, apesar de saírem vitoriosos, Rick acaba gravemente ferido. Alan Tudyk, que também empresta sua voz ao Dr. Fósforo na série, dá vida ao Cara-de-Barro neste episódio.
Quem é o Cara-de-Barro?
Nos quadrinhos, o título "Cara-de-Barro" já foi assumido por vários personagens ao longo das décadas. A primeira encarnação do vilão foi criada nos anos 1940 por Bill Finger e Bob Kane. Basil Karlo, um ator de filmes B, entrou para o mundo do crime depois de descobrir que o filme de terror que o tornou famoso seria refeito. Revoltado, ele decidiu se vingar dos membros da nova produção, assumindo o papel do vilão "Cara-de-Barro" na vida real e tornando-se um serial killer.
Nos anos 1950, com o advento da era de prata dos quadrinhos, o personagem foi reinventado como um vilão transmorfo, capaz de alterar sua forma e aparência. Essa versão, chamada Matt Hagen, permaneceu como Cara-de-Barro por várias décadas. Desde então, o título passou por outros personagens, como o cientista Preston Payne, Sondra Fuller (também conhecida como Dama de Barro) e Cassius "Clay" Payne, filho de Preston e Sondra.
O futuro do Cara-de-Barro no cinema
Rumores indicam que o Cara-de-Barro pode ser o vilão principal de The Batman – Parte II, dirigido por Matt Reeves e previsto para estrear em 2026. A versão que estaria sendo considerada é a original, com Basil Karlo como o ator psicótico e maquiador.
Além disso, há especulações sobre um possível filme solo do Cara-de-Barro, escrito por Mike Flanagan, conhecido por A Maldição da Residência Hill. Ainda não está claro se o projeto será parte do DCU ou se terá ligação com o universo do Batman de Matt Reeves, como aconteceu com O Pinguim. De qualquer forma, parece que o Cara-de-Barro terá destaque nos próximos anos, tanto na TV quanto no cinema.