Comando das Criaturas, animação da DC, estreou seu sexto episódio nesta quinta-feira (2). A produção trouxe a participação de um dos maiores heróis da editora, mas sua presença foi reduzida por decisão de James Gunn, responsável pelo DC Studios.
No episódio, foi apresentada a origem do vilão Doutor Fósforo. Um flashback mostrou que ele foi capturado pelo Batman, marcando a estreia do Homem-Morcego no novo universo cinematográfico da DC.
James Gunn, roteirista da série e líder criativo da DC nos cinemas, comentou a aparição do herói em entrevista ao Rotten Tomatoes. Ele revelou que, inicialmente, o episódio trazia "muito mais o Batman", mas optou por cortar parte das cenas, preferindo mostrar o personagem de forma mais sutil, como em silhuetas. Gunn justificou a decisão explicando que ainda não estava pronto para “se comprometer” com certos detalhes.
Embora Gunn não tenha dado informações específicas sobre as cenas excluídas, a decisão reflete o estágio inicial de desenvolvimento do novo Batman dentro do Universo DC. Isso também permitiu que a aparição do herói fosse usada de maneira estratégica, evitando a necessidade de definir um visual fixo ou revisitar sua origem. Como destacou Gunn: “ele é uma parte importante desse universo e o impacta, inclusive ao derrotar pessoas muito perigosas e assustadoras, como o Fósforo, que é bem durão”.
A primeira temporada de Comando das Criaturas chegará ao fim com o lançamento do sétimo episódio na próxima quinta-feira (9) na Max. A série já foi renovada para uma segunda temporada.